segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Almôndegas Com Molho de Tomate

Almôndegas é daquelas refeições que me fazem lembrar a comida da minha avó e uma tentativa falhada da minha mãe em reproduzir o prato dela. Faz-se sempre rir, pois foi uma tentativa mesmo falhada, eu era miúda e lembro-me que nem o meu pai e olhem que comia de tudo foi capaz de comer. Acabamos todos a comer ovos mexidos :) . Acontece!!

A minha avó costuma fazer com molho de fricassé, também gosto bastante, mas o meu marido prefere a versão com molho de tomate e eu não me importo nada pois adoro tudo o que leva tomate!

Em muitos talhos já encontram as " bolinhas" feitas o que torna o processo mais rápido e se forem de qualidade o resultado fica igualmente bom. Eu costumo mandar picar a carne, congelo e depois decido o que me apetece fazer, desta vez saíram estas almôndegas com muito molho de tomate. Tão bom!

Tenho experimentado várias marcas de polpa de tomate, que é o que uso para fazer o molho, sendo esta da multi das minhas preferidas, pois não é ácido, mas naturalmente é só a minha opinião e o importante é que cada um use o que mais gostar.


Ingredientes:

600 g de carne de vaca picada ( podem usar também uma mistura de vaca e porco)
1 ovo
1 colher de chá de alho em pó
sal
pimenta
pão ralado
800 g de polpa de tomate
água
1 cebola
2 dentes de alho
orégãos, 2 colheres de sopa
ervas de provence, 2 colheres de sopa
azeite
1 folha de louro

Preparação:

Começamos por preparar as almôndegas, para isso juntamos numa taça a carne picada, sal, pimenta,alho em pó, o ovo e 3 colheres de sopa de pão ralado. Envolvemos tudo. Deverá formar-se uma bola que não cola à taça e que nos permite formar bolinhas sem ficarem agarradas às mãos. Se for preciso acrescentem mais um pouco de pão ralado. Depois de feitas as almôndegas passem por pão ralado e reservem no frigorífico enquanto preparam o molho.




Para o molho, colamos um pouco de azeite num tacho e refogamos a cebola bem picada. Quando ganhar cor acrescentamos os alhos picados e deixamos refogar mais um pouco. 




Acrescentamos então a polpa de tomate e 3/4 de medida da lata em água. Mexemos, temperamos com sal e pimenta e deixamos que comece a ferver ligeiramente. Sempre com o lume médio/ baixo para não queimar. 




Juntamos então as almôndegas e deixamos cozinhar tapado durante 15 minutos, destapamos, mexemos com cuidado para não agarrar nada ao fundo e deixamos mais 10 minutos ,ou mais um pouco consoante o tamanho das vossas almôndegas, neste caso podem ter de juntar um pouco mais de água ao molho. O lume deve estar sempre médio/ baixo para não queimar. Salpicamos com as ervas secas e servimos. 






Gosto de acompanhar com massa e muito molhinho de tomate :).




Nota:  O meu pequeno também teve a cozinhar ao mesmo tempo que eu. Tive de fotografar o prato dele também! :) 

Almôndegas prontas. Também foram para o frigorífico!

Almoço pronto!


19 comentários:

  1. Eu gosto imenso de almôndegas com molho de tomate! Cá em casa havia dois não apreciadores. Mas já os consegui conquistar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Com um molho bem apuradinho😋
    Tão bom
    Beijinho
    Bimby e Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, é um prato muito apreciado cá por casa!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa almôndegas são sempre bem vindas,costumo fazer assim!beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá. :)
    Eu adoro almondegas e essas estão mesmo ao meu gosto. O meu Sarinho não adora porque ele não liga a carne picada mas come por minha causa. ehehe
    Ainda me ri com a história da tua mãe. É sempre tão giro recordar. eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostei do prato do teu filho, mas tendo que comer prefiro o teu! ;) Gosto muito de almôndegas mas nunca fiz e adorei a ideia de serem feitas de fricassé! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Com este molho ficaram bem apuradinhas e , de certeza,bem saborosas. Gostei do prato do filhote também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto e essas tem mesmo uma aspecto delicioso.
    O prato também ficou ótimo
    Boa semana

    ResponderEliminar
  9. A primeira vez que fiz almondegas foi dentro género!
    Bj

    ResponderEliminar
  10. Haha, acontece aos melhores :)
    Já as tuas almôndegas ficaram mesmo apetecíveis, com esse molhinho tão saboroso :)

    ResponderEliminar