quarta-feira, 22 de junho de 2016

Maionese

Maionese é daquelas coisas que não consumo com muita frequência, aliás é raro. Eu gosto, mas já sou tão gulosa, cometo assim uns quantos disparates com doces, é mais fácil controlar-me com os salgados, o que não quer dizer que de vez em quando não coma uns petiscos :).

Desde que o meu sogro me ensinou a fazer maionese, nunca mais me saiu mal, estava no entanto curiosa por experimentar a receita da Bimby em que se usa o ovo inteiro. Gostei bastante do resultado! Não segui à risca os ingredientes pois o óleo usei em mL e não em gramas, não é a mesma coisa, mas o resultado foi mesmo muito bom!



Ingredientes:

1 ovo
sal
pimenta
meio alho ralado
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
300 mL de óleo girassol

Bimby:

Colocam-se os ingredientes no copo (menos o óleo) e programa-se 10 segundos na velocidade 5.
Coloca-se a tampa e o copinho virado para cima e com água lá dentro (para fazer peso e este não tremer), de seguida e com a Bimby em funcionamento na velocidade 5, vai-se vertendo o óleo por cima da tampa para que caia lentamente e não talhe. Este processo dura uns 2 ou 3 minutos.







9 comentários:

  1. Eu adoro maionese!! Faço muitas vezes assim caseira com o ovo todo! Adooooro :) A única diferença é que faço com a varinha mágica.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu depende do dia! :) Às vezes até com um fouet! Com a Bimby da jeito porque quase se faz sozinha!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que nunca fiz maionese caseira?
    A tua tem um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É rápido de se fazer! Também uso por vezes da de compra, depende do dia, da disposição, do tempo! Mas fica muito bom, caseiro é sempre especial! Até hoje o que acho que não compensa fazer caseiro é massa folhada, é muito demorado, é mesmo raro fazer!

      Eliminar
  4. Também não sou de comer muita maionese, por norma quando compro uma embalagem acaba sempre por se estragar antes de a consumir toda. Mas nunca fiz em casa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também é raro, costuma ser mais em dias de festa! Mas gosto, em saladas e sandes...mas como digo, já faço tantos disparates com doces que tenho de me controlar de alguma maneira!!! :D

      Eliminar
  5. Sempre fiz maionese com ovos inteiros :) mas uso sempre mostarda para emulsionar em vez de alhos, detesto alhos ;)
    Olha vocês sao 3, imagina aqui em casa, somos dois eu não como carne, cada vez que o viking quer frango assado, come o mesmo a semana toda, coitado. Boa ideia dos wraps, faço mt no restaurante mas em casa é raro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também uso, o alho não falta, fica forte eu sei, mas gostamos assim! Coitado, eu gosto muito de frango mas a semana inteira é dose!!! loll :)

      Eliminar
  6. Ficou mesmo cremosa! Quando tentei fazer talhou, mas visto que tenho uma yammi pode ser que experimente, já que é mais 'controlado':) Esta receita está ótima :D

    ResponderEliminar