quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Risotto de Espargos e Cogumelos na Cuisine Companion

Adoro espargos frescos, tenho pena que sejam tão caros, mas quando os apanho em promoção ou quando a vontade é mesmo muita lá trago estes meninos comigo. Nunca experimentei os brancos, vocês já? Gostam?

Desta vez sabia precisamente qual o destino lhes dar, por isso toca de colocar a CC a trabalhar, sim porque esta menina faz uns belos risottos! Se gostarem juntem queijo quando juntarem a manteiga ou a margarina, mas eu, como sabem, prefiro a versão sem queijo!



Ingredientes:

150 g de arroz arbóreo
1 chalota
25  mL de azeite
40 mL de vinho branco 
500 mL de caldo de legumes´
320 g de espargos frescos 
250 g de cogumelos cortados
pimenta

1 colher de sopa de margarina

Preparação:

Colocamos a lâmina picadora e picamos a chalota 10 segundos na velocidade 11 ou colocam a chalota já picada ( como eu fiz) e saltam este passo.

Colocamos o acessório misturador, juntamos a chalota e o azeite e selecionamos o programa de cozedura lenta, P1, sem a tampa se regulação de vapor, 130ºC durante 5 minutos.


Acrescentamos os cogumelos e  selecionamos o programa de cozedura lenta, P1, 130ºC durante 7 minutos.


Quando faltarem 4 minutos para o final deste tempo acrescentamos o arroz e os espargos cortados em pedaços e temperamos com pimenta. Quando faltar 1 minuto para terminar juntamos o vinho branco.





Juntamos finalmente o caldo de legumes ( não usei mais sal pois o caldo de legumes que usei já é salgado) e selecionamos o programa de cozedura lenta, P3, 95 ºC durante 20 minutos, sempre sem a tampa de regulação de vapor.


Finalmente envolvemos a margarina na velocidade 2 , 95 ºC durante 2 minutos.





13 comentários:

  1. Eu gosto muito de espargos e tenho pena que, para além de caros, aqui nunca haja. Esse risotto abriu-me o apetite e ainda me fez ter mais saudades de espargos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Por mim,está fantástico! Adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso!Pena é que os espargos sejam tão caros ( e raros, pelo menos por aqui).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Que belo risotto Ana, ficou com um aspecto divinal! Eu também adoro espargos mas de facto o seu preço é quase proibitivo! Já comi dos brancos mas daqueles que vêm nos frascos sabes? Mas adoro! Como-os assim saídos do frasco!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Há muito que não faço um risotto o de cogumelos é o meu preferido e gosto com bastante queijo.
    Este com espargos parece-me bem apetitoso.

    ResponderEliminar
  6. Eu confesso que espargos dispenso já o risotto de cogumelos gosto muito! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Ficou uma delícia! O Lidl às vezes tem umas promoções jeitosas em espargos e eu aproveito-me :P Mas nunca os usei em risotto, até porque nunca provei risotto! Cogumelos e espargos são dois ingredientes que adoro, por isso não tenho dúvidas de que ia apreciar :)

    ResponderEliminar