quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Bolo de Courgette e Chocolate

Foi um bolo feito a 4 mãos, para mostrar ao meu pequeno que também dá para fazer os bolos sem a Bimby, sim porque para ele tudo na cozinha passa pela Bimby, tem verdadeira adoração! E também para aproveitar as maravilhosas courgettes que chegaram à minha cozinha!

Acho que se assustou com o liquidificador, embora com o barulho da Bimby não se assuste, acredito que por me ver mais a cozinhar com a Bimby, ele tem muitas horas passadas comigo na cozinha! 

Podem bem usar a Bimby se tiverem, batem o que eu bati no liquidificar na Bimby por 3 minutos na velocidade 6 e depois envolvem os secos 15 segundos na velocidade 3. Ou então usem qualquer outro robot de cozinha que tenham ou ainda,  no limite, um simples ralador para ralar a courgette e o resto batem à mão! É um bolo mesmo fácil de fazer! 

Se quiserem um bolo maior dobrem as quantidades, vai demorar mais tempo no forno, mas dá para fazer perfeitamente.

A chávena que usei tem 250 mL de capacidade. Quanto à courgette eu não tirei a casca, se vos incomodar podem retirar, acho que interfere mais na cor do que no sabor.



Ingredientes:

2 ovos
3/4 de chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha
1/2 chávena de chocolate em pó
1/4 chávena de óleo de girassol
150 g de courgette
pitada de sal
1 colher de chá de fermento

Preparação:

No copo do liquidificador colocar os ovos, o açúcar, o sal, a courgette e o óleo e bater muito bem. Misturar com a farinha, o chocolate e o fermento previamente peneirados para uma tigela. 














Levar a cozer numa forma untada com manteiga e peneirada com chocolate em pó, em forno pré-aquecido nos 180ºC por 25 minutos ou até estar cozido. 



Deixam arrefecer numa grelha e está pronto a comer!








10 comentários:

  1. Ficou bem bonito! Eu gosto muito de bolo de curgete e já não faço há imenso tempo. Tenho ali tantas! Uma ideia...

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
  2. Sou fã de bolos com courgete! Aliás, um dos bolos favoritos cá de casa é mesmo um bolo de chocolate com courgete! Este também me parece ótimo e muito fofinho! Gosto de bolos de liquidificador, são muito práticos, é só meter tudo lá para dentro, triturar e forno! E é bom variarmos a forma de confeccionar os alimentos, assim eles podem perceber que há muitas formas de fazer a mesma coisa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Ele agora quando brinca, usa a liquidificadora e a Bimby!! Este bolo é mesmo prático de fazer ( e de comer! ).

      Eliminar
  3. Já fiz de chocolate e beterraba , e gostei.
    Esse tem um aspecto delicioso, tenho a certeza que ia gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei, aliás esse, este ou com cenoura, ficam maravilhosos! Sou mesmo gulosa e adoro chocolate!!!!

      Eliminar
  4. Adoro bolos com courgette, a textura fica bem mais húmida! Esta tua versão com chocolate vai já para a minha lista!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uma receita deliciosa e o bolo ficou lindo! :) E quando feita a 4 mãos acredito que ainda fique melhor. ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Um bolo feito a quatro mãos sabe sempre melhor! Esse cresceu tanto e ficou tão fofo :)

    ResponderEliminar