segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Massa Quebrada Salgada

Esta é a receita que uso para fazer quiches, gosto da textura com que fica, tipo areia! Na versão doce já gosto de lhe juntar açúcar, ovo e baunilha ou limão, mas essa versão fica para outra receita!

Confesso que nem sempre faço massa quebrada e muitas são as vezes que recorro à massa de compra sem nenhum problema, mas verdade seja dita, gosto muito mais desta versão feita em casa, e não é uma massa que dê muito trabalho a fazer. Se tiverem um pouco de tempo experimentem que vale a pena!

Com a massa folhada já e outra a história! Mas hoje a receita é de massa quebrada, uma boa receita para quando fizerem tartes salgadas!

Podem usar um processador ou até mesmo fazer à mão, esta massa não é para ser muito trabalhada, só mesmo para ligar os ingredientes e mais nada.

Estas quantidades dão para uma quiche de 25 cm mais ou menos.




Ingredientes:

300 g de farinha T55 sem fermento
130 g de manteiga com sal e fria
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de água fria

Preparação:

Juntar todos os ingrediente no copo  da Bimby e programar 15 segundos na velocidade 6. Retirar, formar um disco, não a amassem, envolver em película aderente e levar ao frigorífico uns 30 minutos antes de usar.

Nota: Podem precisar de mais água, depende da farinha, mas a ideia é que depois destes 15 segundos vão ver uma massa com textura de areia, pegam num pouco e apertam na vossa mão. Se a massa ficar junta não é preciso mais água.


7 comentários:

  1. Eu também gosto muito mais da massa quebrada feita em casa! A minha é parecida! Até ainda tenho um bocadinho no congelador para gastar! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho que confessar que nunca fiz pois recorro sempre à de compra por ser mais prático e rápido. Mas quando quiser fazer já tenho aqui uma receita. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que esta vale a pena fazer, mas às vezes também recorro à de compra, mas sem dúvida que gosto mais desta! :)

      Eliminar
  3. Obviamente que esta será melhor! Mas sou muito prática no que concerne massa folhada e quebrada. Apenas desenrolo! :D

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz massa quebrada caseira, mas gostei desta receita, parece-me 'acessível'! Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar