segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Creme de Abóbora e Maçã com Crocante de Bacon

A Marta do blogue Intrusa na Cozinha lançou o desafio e eu logo me ocorreu fazer esta receita que já estava marcada para experimentar.

A receita original vem na  revista Bimby, Momentos de Partilha, de Setembro, e foi a base que usei para me inspirar.

A abóbora e a maçã são ingredientes que pelos seus aromas me fazem tanto lembrar aquele conforto que se procura na comida nos primeiros dias  de frio

Foi precisamente num desses dias mais frescos que preparei esta refeição. Para a sopa fiz metade da receita que vos deixo, pois fiz apenas para mim. Deu ainda assim para duas vezes!

Eu desde que tenho Bimby, é nela faço as sopas, mas claro que dá para fazer a receita numa panela tradicional.

Usei maçã golden e adorei o resultado. Sentimos os dois sabores sem nenhum dominar o outro e ficamos com um creme muito aveludado, maravilhoso. Se combinarem com o crocante que vou partilhar, acrescentam ainda textura e um sabor que combina na perfeição com o creme.




Ingredientes:

600 g de abóbora em pedaços
300 g de maçã golden em pedaços
50 g de azeite
1 colher de chá de sal
440 mL de água
pimenta a gosto

Preparação:

Colocamos todos os ingredientes no copo e programamos 25 minutos 100 ºC velocidade colher. No final do tempo trituramos 1 minuto,  indo gradualmente até à velocidade 7.







Entretanto preparamos  o crocante, para isso:

Ingredientes (crocante):

1 fatia de pão ( de preferência já duro)
2 colheres de sopa de bacon em tiras
1 colher de sopa de sementes de abóbora
fio de azeite
pimenta
pitada de canela

Preparação:

Cortamos o pão em cubos e salteamos o bacon na frigideira até começar a ficar dourado.





Caso não largue gordura juntamos um fio de azeite e acrescentamos o pão e as sementes de abóbora, temperamos com a canela e com a pimenta e salteamos até o pão estar crocante e dourado e as sementes começarem a estalar.





Servimos a sopa com o crocante por cima! Eu amei estes sabores e texturas!









27 comentários:

  1. Minha linda, que aspeto maravilhoso tem essa sopa! Parece muito aveludada! Escusado será dizer que adoro sopas assim! Hoje também lancei uma receita para a rubrica da Marta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras Elisabete. Já fui visitar a tua cozinha, é só comprar o queijo e vais ver que receita vou fazer! :)

      Eliminar
  2. Nestes dias mais fresquinhos sabe mesmo bem assim uma refeição bem reconfortante! :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro sopas assim, esta para mim ficou perfeita!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já começa a apetecer, cremes deliciosos como este!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana,
    Antes de mais um gigante obrigado pela tua companhia na mesa de outubro!
    Embora as sopas sejam uma constante na minha mesa durante todo o ano, é agora nos dias mais frescos que sabem melhor... sem dúvida. Ando há uns tempos a piscar o olho a várias receitas de sopas com fruta, mas ainda não me aventurei. O teu creme ficou com um aspeto super aveludado, muito cremoso, e acredito que delicioso. Muito obrigado pela tua receita! :)
    Um beijinho enorme,
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer participar! Ficou mesmo uma maravilha. Ainda não tinha experimentado esta combinação, mas fiquei muito muito fã! Adorei mesmo!

      Beijinhos Ana

      Eliminar
  6. Esta sopinha parece maravilhosa. Gosto muito destes sabores e o crocante deve ser a cereja no topo do bolo. A experimentar, sem dúvida.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, a cereja no topo do bolo! Obrigada Márcia!

      Beijinhos Ana

      Eliminar
  7. Esta sopa está excelente, com um aspecto bem cremoso. São muito esquisita em relação às sopas e poucas gosto, mas quando vejo assim uma apresentada fico logo com vontade de provar :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma combinação diferente mas que vale a pena experimentar. Eu fiquei conquistada! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Uma sopinha bem reconfortante Ana.
    Gosto bastante de sopa, ainda mais nesta altura do ano.
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro, mas nesta altura ainda me sabe melhor :) Obrigada Tânia.

      Eliminar
  9. Vou tomar nota para provar Ana, super simples de preparar e deve ser tão boa!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  10. Deixei um prémio virtual para ti no meu blogue :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  11. Essa sopa parece-me tão bem, mas tão bem, que já guardei a receita para fazer aqui em casa! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Sabe tão bem agora que está mais fresquinho, adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que creme tão aveludado, tenho mesmo de experimentar! A combinação de sabores chama bem a atenção :)

    ResponderEliminar