sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Arroz de Marisco

Podem usar o marisco que mais gostarem, podem fazer uma versão mais rica, fica ao vosso gosto!

Eu fiz esta para um almoço de domingo, foi um miminho, se tivesse sido para um dia de festa acho que lagosta ficava aqui muito bem! Bem mas não foi e por isso não a usei, mas fica a dica!

Este é o tipo de refeição para fazer e comer logo, enquanto o arroz tem caldo, podem também usar picante, malaguetas por exemplo, mas aqui em caso gostamos mais sem picante.

Eu acho que o melhor arroz para este prato é o carolino, mas como o meu marido não gosta, tenho que fazer com arroz agulha, mas o carolino dá uma cremosidade maior ao molho, fiquem à vontade!





Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coentros (50 g)
azeite
sal
pimenta
4 tomates
1 pimento pequeno
2 chávenas de arroz (chávena de 250 mL)
1 embalem de creme de marisco
vinho branco (cerca de 150-200 mL)
água
marisco (800 g de preparado para arroz de marisco, 200 g miolo de marisco grande, 7 camarões)
1 colher de sopa de concentrado de tomate

Preparação:

Começamos por colocar os mariscos em água fria para que descongelem. Depois de descongelados temperamos com sal e pimenta. Entretanto preparamos o creme de marisco. Como eu tinha um pouco de caldo de marisco congelado usei também na preparação do creme de marisco, juntando o total de 1 L de líquido (água + caldo de marisco) e misturei o creme. Reservei.







Entretanto pelei os tomates, para isso fiz um golpe em cruz em cada um, coloquei em água a ferver. Esperamos uns 3 minutos e retiramos a pele. Depois retiramos as sementes e cortamos em pedaços.
Cortamos também o pimento em pedaços, bem como os pés dos coentros.






Colocamos então uma cebola picada a refogar em azeite com uma folha de louro, quando estiver lourinha acrescentamos os alhos picados e deixamos refogar um pouco. Acrescentamos o tomate, o pimento e os pés dos coentros picados, temperamos com um pouco de sal (atenção que o creme de marisco é salgado) e pimenta e deixamos amolecer. Acrescentamos o concentrado de  tomate e depois refrescamos com o vinho e deixamos o álcool evaporar.







Juntamos o arroz e o creme de marisco ( 2 medidas de creme para 1 medida de arroz) , verificamos o sal e contamos 5 minutos mexendo de vez em quando para que o arroz não agarre ao fundo. Passado este tempo acrescentamos o marisco e um pouco de água para dar mais caldo ao arroz (não  juntem mais creme para não ficar muito grosso o caldo) e deixamos mais uns 5 minutos para o arroz terminar de cozer (devemos deixar o bago ainda um pouco rijo pois vai acabar de embeber o caldo) assim como o marisco. Por fim salpicamos com as folhas dos coentros picadas. Servimos.















10 comentários:

  1. Está cá com um aspeto! Nunca faço porque o meu marido não aprecia! Já há algum tempo que te queria falar nisto mas vou-me esquecendo! Queria dar-te os parabéns pelo facto de publicares receitas com o passo a passo! Ter um blog onde se fotografa apenas o prato final já não é fácil, então quando se fotografa o passo a passo acredito que seja ainda mais difícil pois requer mais tempo e paciência. Admiro-te por isso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada pelas tuas palavras! Não ficam fotos tão bonitas, mas vou tirando à medida que vou preparando as refeições, ao inicio foi complicado, agora já é natural ir para a cozinha com a máquina como companhia, até já o pequeno brinca com isso!

      Eliminar
  2. Gosto tanto... Só de ver as imagens até consegui sentir o sabor do molho... que delícia!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ana, Há tanto tnto tempo que não como arroz de marisco, foram uns amigos que me ensinaram a fazer com o pacotinho da sopa de marisco que aqui nem há, mas caldo de marisco deve dar. Tb gosto do arroz assim, detesto o arroz todo pegado. Olha fiquei a salivar...qs sinto cheiro do arrozinho :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de pratos com marisco, mas não como arroz de marisco há mesmo muito tempo :) Qualquer dia tenho de fazer, preferencialmente seguindo a tua receita, que me parece tão boa :D

    ResponderEliminar