terça-feira, 20 de setembro de 2016

Bolachas de Chocolate

Se já conheciam a página "A Casinha das Bolachas" do Facebook, que existe há mais tempo que o blogue, sabem que já partilhei muitas receitas de bolachas e que são todas ou quase todas receitas para o dispara-biscoitos. 

Porquê? Porque acho muito prático fazer as bolachas assim, porque adoro o sabor e porque ficam bonitas! Mas prometo que um dia destes faço umas daquelas de estender com o rolo da massa e cortar com cortantes. Digo isto precisamente para avisar que a massa destas e de todas as bolachas feitas com o dispara-biscoitos não são ideais para serem esticadas com o rolo da massa, pois são molinhas e teriam de lhes juntar alguma farinha para as conseguir esticar e cortar e isso iria a alterar a receita e o resultado. Ficam diferentes, nem melhores nem piores, diferentes!

Quem me enviou o dispara-biscoitos que uso foi a Luísa Alexandra, estou muito satisfeita com ele. É bem robusto, desde que tenhamos o cuidado de não forçar a mola com massas muito duras, acredito que temos um companheiro para muito tempo! Usem o que tiverem, estou a falar deste pois é o que tenho e adoro!

A manteiga ou magarina deve estar fria. Se usarem margarina usem alguma do género da Vaqueiro em barra. Eu costumo usar a Bimby pois sei que tem força para bater a manteiga fria sem problemas. Caso não tenham podem fazer com a batedeira, tendo o cuidado de partir a manteiga/margarina em cubos mais pequenos. Podem ver aqui um vídeo que a Luísa Alexandra fez a explicar como fazer sem a Bimby. Também lá estão outros vídeos com receitas para o dispara-biscoitos, é só procurar! 

Eu também já vos mostrei aqui uma receita em vídeo!

Bem vamos lá passar à receita!



Ingredientes:

150 g de manteiga (com sal)
100 g de açúcar
1 ovo L
250 g de farinha de trigo T55
1 colher de sobremesa de fermento
100 g de chocolate ( sem Bimby usem chocolate em pó)

Preparação:

Começamos por ligar o forno a 180 ºC.

Colocamos o chocolate no copo em pedaços e damos 3 toque no turbo (vai ficar em pó). Depois juntamos os restantes ingredientes e programamos 20 segundos na velocidade 6 seguidos de 2 minutos na velocidade espiga.




Colocamos a massa no dispara-biscoitos e disparamos para um tapete de silicone e levam-se a cozer  por 11 minutos ou até dourar a gosto. Deixam-se arrefecer numa grelha antes de serem guardados!






Nota: Com estas quantidades eu disparo para 4 tapetes. Enquanto os 2 primeiros estão no forno disparo para outros 2. Se não tiverem tantos tapetes, deixem arrefecer os primeiros, estes não devem estar quentes na altura de disparar as bolachas!








11 comentários:

  1. Os biscoitos caseiros são sempre uma maravilha, viciantes mesmo!
    Os que mostras ficaram perfeitos!

    ResponderEliminar
  2. Que lindas bolachas,...vou levar a receita comigo ok?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto de as fazer no dispara-biscoitos. E há imenso tempo que não uso o meu! Já tenho atividade para o fim de semana, e de chocolate os miudos vão delirar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficam logo com outro ar com o dispara-biscoitos... lindas!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Essa 'ferramenta' é realmente muito prática, as bolachinhas ficam perfeitas com muito esforço! Essas estão tão gulosas... Quem resiste a bolachas de chocolate? :D

    ResponderEliminar