quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ervilhas com Ovos Escalfados

Adoramos esta refeição cá por casa. Não a cozinho muitas vezes, porque como gostamos dela assim com o chouriço e bacon torna-se muito gulosa, não abusamos, mas quando comemos, comemos com tudo o que temos direito.

Estes é daqueles pratos que na minha opinião precisam de pão. A mim não me sabe da mesma forma sem estar com um pedaço de pão na mão para molhar no molhinho tão rico que se forma.

Quanto ao ovo, eu costumo usar um cronómetro, para não me distrair com o tempo. O ovo é bem sensível e mais tempo vai deixar a gema muito cozida e eu gosto mesmo dela é cremosa. Assim que tapo o tacho marco 2 minutos.

Vamos à receita:



Ingredientes:

1 cebola
1 dente de alho
louro
1 molho de coentros
1 kg de ervilhas
água, usei cerca de 1200 mL
1 copo de vilho branco, cerca de 200 mL
azeite
sal
pimenta
bacon
chouriço
barriga fumada
ovos, usei 2.

Preparação:

Colocamos a cebola picada com o louro a refogar num pouco de azeite. Entretanto picamos um dente de alho com os pés dos coentros e quando a cebola  estiver lourinha juntamos este preparado e deixamos refogar mais um pouco.







Entretanto cortamos as carnes, tiramos a pelo do chouriço e cortamos em fatias. Podem também retirar a parte de fora mais rija do bacon e da barriga (eu aqui esqueci-me e tirei depois no prato!) e cortam em pedaços. Juntamos as carnes ao refogado e deixamos um pouco para que os sabores se misturem. Regamos com o vinho branco e deixamos o álcool evaporar.






Acrescentamos as ervilhas e salteamos um pouco. Acrescentamos a água e temperamos com sal e pimenta. Atenção que as carnes são salgadas por isso cuidado com o sal que juntam!





Contamos 20 a 30 minutos. O tempo vai depender da qualidade das ervilhas e de como gostam que elas fiquem. Eu gosto delas bem cozidas então deixei 20 minutos depois destapei e deixei mais 10 para o molho apurar bem.



Passado este tempo juntamos as folhas dos coentros picadas, os ovos, tapamos e contamos 2 minutos.






Está pronto! Eu sugiro que se sirva com pão ou com tostinhas, tão bom! :) 

Nota: Normalmente faço sempre para dar para mais do que uma refeição, no entanto os ovos escalfo só no momento.





12 comentários:

  1. Eu adoro! É daquelas comidas que me sabe a casa! A minha mãe fazia muitas vezes mas com batata! Já eu faço mas da forma mais light que consigo! Também sou a única cá em casa que gosta por isso é um prato que raramente sai! Tendo em conta que tens aí uma panela bem generosa eu podia fazer-me convidada! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem que ter pão para molhar o molho sem dúvida! Adoro esta tua sugestão e com os dias que aí vêm já começa mesmo a pedir uma refeição assim reconfortante!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Costumo fazer só para mim os homens não apreciam gosto de juntar chouriço de cebola.
    Daria um excelente jantar.

    ResponderEliminar
  4. Este é um prato que cá em casa todos adoramos e que faço sempre que apetece algo de tipicamente português e de conforto.
    Adoro a tua combinação. Tem tudo de bom!
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz algumas vezes uma versão sem enchidos, mas nunca provei essa, mais tradicional! Qualquer dia tenho de fazer, parece tão boa :D

    ResponderEliminar