A inspiração para esta receita veio do blogue Recanto com Tempero, podem ver aqui a receita original partilhada pela Ana.
Esta Ana (eu!) assim que viu este prato pensou logo que teria de experimentar. Adaptei ligeiramente aos gostos aqui de casa e fiz em versões individuais.
Não sei bem se se pode chamar strudel a esta versão, mas seja como for, adorei e isso é o mais importante. Gosto bastante de massa filo, acho que combinou na perfeição com este recheio. Acompanhei com uma salada bem simples. Que bom que ficou!
Ingredientes:
600 g de carne de vaca picada
1 cebola
2 dentes de alho
louro
2 cenouras pequenas
100 g de courgette
4 cogumelos
1 pacote de polpa de tomate, 210 g
segredos bolonhesa, Margão
sal
pimenta
azeite
marganina/manteiga derretida
Preparação:
Começamos por refogar a cebola picada ( no meu caso muito bem picada!). Quando começar a dourar juntamos a carne, temperamos com sal e pimenta e deixamos ganhar cor.
Entretanto picamos o alho, os cogumelos, a courgette e as cenouras e juntamos à carne. Deixamos cozinhar mais um pouco, até os legumes começarem a ficar tenros.
Juntamos a polpa de tomate e deixamos cozinhar até ficar bem seco e tudo bem cozinhado. No final verificamos o tempero e juntamos as ervas, no caso usei segredos bolonhesa da Margão.
Deixamos arrefecer um pouco antes de rechear a massa.
Para fazer os embrulhos de massa filo, começamos por escolher 5 folhas, que cortamos em 4 partes (primeiro cortamos ao meio e depois novamente ao meio).
Toda a massa que não estivermos a trabalhar reservamos por baixo de um pano húmido para não secar pois esta fica quebradiça tornando-se complicado trabalhar . Começamos então por uma das partes de 5 folhas. Pincelamos cada folha com manteiga derretida e vamos sobrepondo as folhas. Recheamos e dobramos ( a última folha, que vai estar em contacto com a carne, não pincelamos com margarina).
Repetimos o processo até acabar o recheio ou as folhas. Pincelamos os rolos com mais um pouco de margarina e levamos ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC durante 20 minutos ou até estar dourado a gosto.
Servimos com salada.
Nota: No meu caso sobrou um pouco de recheio. Servi depois com massa.
Uma deliciosa sugestão tanto para um almoço como para um jantar!!
ResponderEliminarEstão fantástico!
Beijinhos
Obrigada! :)
EliminarNunca usei massa filo porque aqui não há! Mas tenho muita curiosidade! Esses embrulhos parecem fantásticos! Beijinhos
ResponderEliminarÉ muito fininha e fica muito crocante! :)
EliminarEstão mesmo bonitos e a receita está muito bem explicada. Gostei imenso e fiquei com muita vontade de experimentar.Tenho a certeza que vai ser um sucesso cá em casa.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Por aqui foi! :) Obrigada pelas palavras Márcia! Beijinhos
EliminarOlá Ana :)
ResponderEliminarFicou ainda mais apetecível assim em doses individuais! Adorei ;)
Beijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Obrigada Ana :)
EliminarTambém gosto muito de massa filo e esse recheio, ui ui, que bom que é! Comia já um embrulho desses! :D Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Eu mandava se tivesse, tão crocante, que bom! :)
EliminarAdoro massa filo seja em doce ou em salgado. A tua sugestão é a minha cara. beijocas
ResponderEliminar:) Experimenta, é mesmo muito bom!
EliminarParecem muito apetitosos, sugiro passares a fornecer à família e amigos. Continua com estas delícias.bjzs
ResponderEliminarPosso abrir uma fabrica?! :)
EliminarFicaram lindos, os embrulhinhos! Uns belos petiscos :D
ResponderEliminar:) Obrigada!
Eliminar