sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Bolo de Maçã

Já partilhei esta receita no facebook quando ainda não havia blogue, mas por aqui ainda não estava registado este bolo que eu tanto gosto. Andava a adiar esta partilha porque não gosto das fotos, mas vocês perdoam essa parte,  não é verdade? Não poderia deixar de partilhar esta receita.

Esta receita acompanha-me desde sempre, é a receita que a minha avó faz, gosto tanto deste bolo, nem imaginam. Só de estar a ver as fotos já me apetece ir para a cozinha outra vez.  

Já o tenho feito em forma redonda com buraco, em tabuleiro, em forma tipo bolo inglês, que é como hoje mostro, resulta sempre, podem é precisar de por mais maçã a forrar a forma. Demora um pouco mais de tempo do que os restantes bolos por conta da maçã, mas vale bem a pena. Experimentem e depois digam-me se gostaram!



Ingredientes:


  • 125 g de manteiga amolecida
  • 200 g de açúcar
  • 5 ovos L
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 250 g de farinha T55 sem fermento
  • 1 colher de chá de fermento
  • 3 maçãs*
  • pitada de canela (opcional)



Preparação:


Ligar o forno nos 180 ºC.

Cortar as maçãs (usei golden mas dá com reineta ou com outra que gostem) em fatias e regar com sumo de limão.



Bater a manteiga com o açúcar até ficarem com um creme, juntar os ovos um a um e bater entre cada adição. Juntar o leite. Por fim envolver a farinha, o fermento e a canela.






Untar a forma com manteiga e polvilhar com pão ralado. Tapar o fundo com maçãs, acrescentar a massa do bolo e cobrir de maçã.





Levar  a cozer  por 50/ 60  minutos ou até fazerem o teste do palito e este sair seco.  Se virem que a maçã está a queimar mas que o bolo ainda não está cozido, basta tapar com papel alúminio e levar ao forno até estar cozido. Eu com esta forma tive de fazer isso, com a redonda de buraco não costuma acontecer.



 Deixar arrefer um pouco na forma antes de desenformar.







* Se usarem uma forma redonda com buraco, bastam 2.

14 comentários:

  1. Gosto muito de bolos com maca.
    Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/bifanas-laminadas-com-pao-de-agua.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos de maçã e este parece tão macio e saboroso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolos de maçã e este dá para ver que é super fofo e bom! :) Até eu fiquei com vontade de ir para a cozinha fazer. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Até fiquei com fome de ver esse bolinho delicioso!! Se é receita de família então... perfeito!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Leste-me os pensamentos, adoro bolos de maçã.

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos de maçã, lembra-me muito o outono!!!
    Gostei muito da receita e vou levar comigo para experimentar ;)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar