quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Pudim de Pão

Eu adoro pudim de pão! Vocês gostam?

Eu comprei pão a mais precisamente a pensar neste pudim, estava mesmo com vontade dumas fatias destas, mas este pudim é uma forma maravilhosa de se aproveitar pão que esteja esquecido, se é!

Eu não aqueci o leite, juntei apenas as sementes duma vagem de baunilha à mistura, mas podem aromatizar o leite com uma casca de limão ou de laranja ou com gengibre (há mil maneiras) e levam a aquecer num tachinho. Podem juntar um pouco de vinho do Porto, eu fiz da forma mais simples, pois gosto assim.

Quanto ao caramelo podem usar do líquido de compra, ou caso não tenham podem fazer o vosso. Eu fiz o meu e deixo aqui a forma como fiz.


Ingredientes:

caramelo, para forrar  forma
200 g de açúcar
750 mL de leite
200 g de pão (usei carcaça)
6 ovos
1 vagem de baunilha

Preparação:

No copo do liquidificador colocam o pão, o leite, o açúcar, os ovos e as sementes da vagem de baunilha e batem tudo.





Forram a forma com o caramelo e vertem  o preparado do pudim. 




Levam a cozer em forno pré-aquecido nos 180 ºC em banho-maria. Como levei o pudim ao forno com tampa deixei 1 hora e depois tive de tirar a tampa e deixar mais uns 15 minutos até estar firme e fazendo o teste do palito este sair seco. Esperaram um pouco, desenformam e guardam no frigorífico dum dia para o outro. 










Caremelo*: Juntei 200 g de açúcar com 200 mL de água e umas gotas de sumo de limão e levei ao lume (assim que liguei o lume não lhe mexi mais) até fazer o caramelo (fica com uma cor âmbar e com o cheiro característico do caramelo). Nesse momento juntei um pouco de água quente (foi a olho, umas 4 colheres de sopa) para ficar líquido e ser mais fácil de trabalhar.  Assim que estiver feito forrar a forma. Agarrem com luvas pois o caramelo está muito quente e vai aquecer muito a forma!!

16 comentários:

  1. O teu pudim ficou mesmo muito bonito, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Pudim de pão fiz apenas uma vez e gostei, esse ficou lindo e com toda a certeza uma delicia.

    ResponderEliminar
  3. Minha linda, adoro pudim de pão! Traz-me boas recordações do meu tempo de adolescente! A minha mãe não fazia pudim de pão, fazia outros, mas o de pão quem fazia era um vizinho nosso. Que verdade seja dita o fazia maravilhosamente bem, era um pudim perfeito a todos os níveis! Na altura do período eu tinha dores horríveis e não havia nada que me apetecesse e que eu conseguisse comer, a não ser o pudim de pão! E por sorte parecia mesmo que ele adivinhava porque nessa altura ele vinha muitas vezes trazer pudim de pão! Entretanto o vizinho mudou-se, perdemos o contacto e nunca nos deixou a receita. Já fiz umas tentativas para ver se conseguia uma receita tão boa quanto a dele mas infelizmente até hoje ainda não encontrei nenhuma à altura! Por isso ando sempre a ver se encontro a receita perfeita! Será esta?! Espero bem que sim! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer que não consigo fazer caramelo com água! Consigo fazer só com o açúcar! Quando junto água, meto água, nunca corre bem! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Aiiiii nossa senhora dos docinhoss!! Que bom aspeto!!!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  6. Humm.... Que aspecto maravilhoso Ana.
    Que textura óptima. Pede mesmo uma dentadinha!!! :)
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Ficou com um aspecto maravilhoso!! Mesmo perfeito!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adoro pudim de pão, nunca fiz, mas é algo que me traz boas memórias, é dos primeiros doces que me recordo de comer feitos pela minha mãe. Agora fiquei com saudades, tenho que lhe pedir que faça! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. :) Eu gosto muito, tb tenho boas memórias. A comida tem esta capacidade!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. A textura desse pudim é no mínimo maravilhosa! Adoro pudins densos como esse :D

    ResponderEliminar