quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Pão com Chouriço

Eu perguntei-lhe se queria ir fazer pão e a resposta foi logo um gigante sim! Entre cada fase que tivemos de esperar foi uma excitação, estava sempre a lembrar-me que a massa estava a descansar e a crescer! O meu pequeno está num fase mesmo engraçada :)

Quanto à receita, não tem nada de especial, apenas é um pouco demorada, é para fazer num dia que tenham tempo, é para fazer sem pressas, embora se coma num abrir e fechar de olhos, pelo menos por aqui, pois é um petisco que todos gastamos bastante e quentinho acabado de sair do forno torna-se irresistível!

Eu quando cozo pão coloco sempre um tabuleiro com água no forno para que este fique com uma crosta mais crocante, também podem borrifar o forno com água pois cria um ambiente húmido e faz precisamente o mesmo efeito, mas como costumo fazer com o tabuleiro acabo por fazer sempre  assim!



Ingredientes:

360 g de água morna (37 ºC)
25 g de fermento de padeiro fresco
550 g de farinha t65
1 colher de chá de sal
1 chouriço

Preparação:

Dissolvemos o fermento na água morna e reservamos uns minutos.

Entretanto colocamos a farinha e o sal na taça de batedeira, acrescentamos a mistura da água e do fermento e com a pá de amassar deixamos a bater uns 5 minutos ou até a massa estar bem lisa e elástica.Deverá formar-se uma bola que não agarra à taça. Retiramos, colocamos numa taça cobrimos com película aderente e deixamos levedar até que a massa dobre de volume. Como fiz num dia quente demorou uns 40 minutos mas pode demorar mais um pouco.








Colocamos a massa na bancada ou em cima dum tapete, polvilhamos com um pouco de farinha, dividimos em 8 partes e com ajuda dum rolo estendemos fazendo um rectângulo, colocamos umas rodelas de chouriço e enrolamos como se fosse uma torta.Eu fiz também umas bolinhas!




 Fazemos uns golpes e deixamos a levedar mais 30 minutos. Depois é pré-aquecer o forno nos 200 ºC e cozer durante cerca de 20 minutos ou até dourar a gosto (podem colocar um tabuleiro com água no forno, eu faço sempre isso).







13 comentários:

  1. Agora fizeste lembrar-me daquelas maravilhosos dias de Outono mais frios em que apetece mesmo um pãozinho a fumegar! Ai que saudades!!!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de pão com chouriço! Ai, quentinhos ainda a estalar são tão bons! Já nem me lembro da última vez que comi um! Se pudesse levava um desses! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ai que receita tão boa, impagável o cheirinho que fica pela casa! Já estão a chegar os dias mesmos bons para este pãozinho :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois é! Com o tempo mais frio apetece mais, embora por aqui tenha sido feito num dia quente! :D

      Eliminar
  4. Ai que maldade! Agora com este tempo a esfriar bem que apetecia um pãozinho com chouriço e esses estão com bom aspecto, de dar água na boca. Eu costumo fazer só quando faço pizza caseira.

    http://mrs-margot.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não resisto a um pão com chouriço acabado de sair do forno, já me abriste o apetite :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto, faz-me logo lembrar as semanas académicas porque comia um quase todas as noites! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela receita porque adoro pão com chouriço!!

    Passa pelo meu blog e deixa as tuas perguntas: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2016/09/q-3-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tenho mesmo de fazer, toda a gente adora este tipo de pão! Ficou tão apetitoso :D

    ResponderEliminar
  9. Ontem fui comprar legumes e trouxe uma couve galega para fazer caldo verde. Ora o que é que vai bem com o caldo verde?? Esses teus pães com chouriço! Vai saber que nem ginjas!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar