É um clássico dos clássicos, mas é dos pudins que o meu marido mais gosta, por isso acaba por ser o pudim que mais faço.
Esta receita é do meu sogro que o faz na perfeição. Já o vi fazer, a receita é a dele, mas acho que ainda não fica igual, mas está quase lá! :)
Esta receita tem 3 pequenos truques por assim dizer, para a textura ser perfeita, lisa e firme. Um deles é retirar as bolhas de ar que se formam quando misturamos os ingredientes ,o outro é passar a mistura por uma peneira e por fim é fazer ( se possível) o pudim no dia anterior e deixar no frigorífico de um dia para o outro. Só vos digo que o do meu sogro fica uma perfeição. O meu ainda está a caminho, porque a parte de tirar as bolhas de ar ainda não está perfeita! :)
1 L de leite
300 g de açúcar
10 ovos
1 vagem de baunilha
caramelo líquido ( de compra ou feito em casa)
Preparação:
Começamos por aquecer o leite com a vagem da baunilha( que abrimos ao meio e para retirar as sementes para dentro do leite). Eu aqueço metade e depois junto a outra metade fria para arrefecer o leite mais depressa!
Batemos os ovos com o açúcar apenas para que se misturem. Acrescentamos o leite arrefecido e com uma concha tiramos a espuma que se forma em cima.
Coamos a mistura com um passador de rede para a forma, untada com caramelo e levamos a cozer. Cozi em banho-Maria, no forno a 180 ºC cerca de 45 minutos. Deixamos arrefecer e reservamos no frigorífico de um dia para o outro.
Na hora de servir passamos uma faquinha na forma com cuidado ( para ajudar a soltar) e viramos para um prato.
Adoro essa textura, tão bom!
ResponderEliminarEu adoro pudins! Já o meu marido come mas não morre de amores! Se esse não está perfeito deve mesmo andar lá perto! Eu cá acho-o perfeito! Beijinhos
ResponderEliminarMinha mãe adorava...bj
ResponderEliminarTambém faço no dia anterior, acho que ajuda muito! O teu ficou super guloso!!
ResponderEliminarBeijinho
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt
Por mim,está perfeito! Muito bom! Bjs
ResponderEliminarFicou com tão bom aspecto. Que vontade de comer uma fatia... Ou duas... Ou... Hehehe.
ResponderEliminarUmmmm delicioso¡¡¡ besos
ResponderEliminarGosto tanto de pudins, faço sempre dim dia para o outro .
ResponderEliminarEsse parece-me bem delicioso.
Bom fim de semana
Gosto muito de pudins e assim com os fios de ovos ainda melhor! :) Gostei dos truques para sair o pudim perfeito. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Não conheço o do teu sogro, mas este está lindo!!!!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Obrigada! :)
ResponderEliminarBoa tarde, como vai?
ResponderEliminarNossa adorei a receita de pudim, pois eu sou apaixonada por sobremesas.
lembrando que ta rolando um sorteio de uma linha capilar da gota dourada em meu blog, caso tenha interesse em participar as regras sao bem simples.
beijos
www.garotadelicada.com.br
Soberbo :D
ResponderEliminarBeijinho
Blogue Recanto com Tempero
Bem ficou com um aspecto delicioso! :)
ResponderEliminarEssa fatia está a chamar por mim.
Beijinhos*
www.petiscana.com
Eu por acaso nunca fiz um pudim flã de raiz, faço sempre um pudim de ovos (os pudins têm todos ovos, mas tu percebes)! Mas a minha mãe adora flãs, tenho de tentar fazer essa receita com todas as dicas :D
ResponderEliminar