Eu quando era pequena era muito má para comer. Tenho memórias de estar sentada à mesa, na casa da minha avó e de ela se deixar de dormir com a colher estendida para me dar a comida. Pedia-lhe para me contar histórias e mais histórias ( era só para a ocupar e para ver se me escapava da comida!) e de fazer bolas de comida que empurrava para o canto da boca. A sério...não era fácil, a minha avó tinha uma paciência infinita para mim!
Para tentar facilitar o processo a minha avó só me fazia as comidinhas que eu gostava ( ainda hoje é assim!). Ora eu detestava pescada cozida mas adorava arroz, então ela fazia esta versão de arroz de peixe para eu comer a pescada cozida com a cenoura! Adoro este prato, ainda hoje o faço muitas vezes. Gosto de lhe juntar delicias, ela não o fazia. Também não picava a cenoura como eu faço, juntava a cenoura ao refogado mas quando juntava a água passava tudo com a varinha mágica para não se notar a cenoura e nesse caldo cozia o arroz! :)
Aqui fica a minha versão, mais prática, pois hoje em dia não me importo nada de sentir a cenoura, aliás adoro! ( E já como peixe cozido e não levo a média de duas horas sentada na mesa!).
Ingredientes:
1 cebola
1 folha de louro
azeite
sal
pimenta
3 postas de pescada cozida
9 pauzinhos de delicias
salsa, meio molho
2 dentes de alho
2 cenouras
2 chávenas de 250 mLde arroz ( usei agulha)
4 chávenas de 250 mL de caldo de peixe ou água
Preparação:
Começamos por cozer a pescada, limpamos de peles e espinhas e reservamos o caldo.
Num tacho refogamos a cebola picada num pouco de azeite e uma folha de louro. Quando estiver dourada acrescentamos as cenouras picadas ( uso um processador para as picar). Deixamos cozinhar um pouco e juntamos os pés de salsa picados com 2 dentes de alho.
Depois de deixar cozinhar um pouco, juntamos o arroz e envolvemos. Juntamos 2 medidas de caldo de peixe ( ou água), temperamos com sal e pimenta e deixamos cozinhar em lume baixo com o tacho tapado.
Antes do líquido evaporar completamente juntamos as folhas de salsa picada, o peixe e as delicias e envolvemos tudo. Desligamos o lume e deixamos tapado uns 5 minutos para o arroz ficar no ponto. Antes de servir ainda gosto de salpicar com mais um pouco de salsa fresca.
Um arroz apetitoso como este ninguém seria capaz de recusar! Beijinhos
ResponderEliminarObrigada Elisabete!
EliminarRevejo-me nas tuas palavras acerca da infância! Eu também era terrível a comer, segundo conta a minha Mãe :)
ResponderEliminarGostei desta tua sugestão, bem reconfortante!
:) :)
EliminarUma otima mameira de comer peixe,muito apetitosa! Beijinhos
ResponderEliminarObrigada!
EliminarGostei muito deste arroz deve ser tão bom!!
ResponderEliminarJá eu era uma maravilha para comer. eeheh. As avós fazem sempre estas coisas para sermos felizes. Que bom.
ResponderEliminarO teu arrozinho ficou com um aspecto tão quentinho. Num dia como hoje calhava mesmo bem. Beijinhos
Um gostosa sugestão!
ResponderEliminarUm dia destes faço...bj
Parece até arroz de marisco. Fica bem bonito e apetitoso.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Que bom, só mesmo paciência de avó! :) Gostei muito desta tua sugestão, deve ficar um arroz mesmo saboroso! Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Maravilhoso Ana. Olha que já comia um bocadinho 😉😋
ResponderEliminarBeijinho 😘
Bimby e Sabores da Vida
Ficou com óptimo aspecto, acho que vou experimentar mas com maruca, o peixe que utilizamos para substituir a pescada cá em casa... é que não somos mesmo nada fãs... Adoro as cores com que ficou!
ResponderEliminarBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
Haha, as crianças têm tendência para ser assim, ainda bem que a tua avó era paciente :D
ResponderEliminarEste arroz deve ser ótimo, costumo torcer o nariz ao ouvir 'arroz de peixe' porque não soa muito bem mas este com pescada comia de boa vontade :)