sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Pavlova de Chocolate

Este receita é da Nigella . Poucas alterações lhe fiz. Andava há tanto tempo para a experimentar, mas acabava por ficar adiada sem nenhuma razão lógica! 

Eu bem que achava que não havia nenhuma maneira de eu não gostar desta beldade e não me enganei. O crocante de fora, o interior esponjoso interrompido pelos pedaços de chocolate, o cremoso das natas e o toque das framboesas, só podia dar bom resultado para o meu gosto!

As pavlovas são um pouco sentimentais, não gostam de variações de temperatura, o açúcar tem de ficar bem misturado, mas vale a pena nos dedicar-mos, tendo em conta o resultado final!

Eu dediquei-me. Bati o merengue, fiquei bastante satisfeita. Cozi a menina com todos os cuidados e deixei  arrefecer durante umas 6 horas no forno, até estar completamente fria. Quando olhei para ela fiquei tão contente, não tinha rachado, estava linda. Mas nem tudo é perfeito. Não.

Resolvi usar um tabuleiro pequeno e não reparei que ela ao cozer tocou nas bordas do tabuleiro, onde não coloquei papel vegetal. Quando a vou tirar para o prato...pimba, partiu em 3. Não totalmente, mas não ficou linda como estava. Só me apeteceu chorar...fico mesmo aborrecida com estas coisas.  Bem , mas foi assim mesmo que a comemos, pois o sabor e as texturas estavam lá. Nem vos conto o quão aborrecida eu fiquei, só de estar a escrever sobre isso ainda fico aborrecida! 

Esqueci-me, como vão reparar, de tirar fotos do interior, a gula foi tanta que quando me lembrei já era tarde....! 

Vou fazer uma pausa de uma semana mas depois estou de volta! :) 

Bem mas vamos à receita, porque se gostam de chocolate deviam experimentar esta maravilha!! :) :)


Ingredientes:

6 claras de ovo, L
300 g de açúcar
3 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de vinagre balsâmico
50 g de chocolate de culinária em pedaços

Para a cobertura:

400 mL de natas para bater
4 colheres de sopa de açúcar
300 g de framboesas
morangos a gosto
chocolate ralado a gosto

Preparação:

Começamos por pré-aquecer o forno a 150ºC. Forramos um tabuleiro ( grande!) com  papel vegetal e com um círculo  de 20 ou 23 cm marcado na parte de baixo.

Batemos as claras até se formarem picos moles.


Juntamos então o açúcar ( colher a colher) e batemos até que este fique totalmente dissolvido e se formem picos firmes. Para ver se o açúcar está bem dissolvido retiramos um pouco de merengue e esfregamos entre os nossos dedos, se não se sentirem grãos de açúcar é porque este está todo dissolvido.



Paramos de bater, peneiramos o cacau, juntamos o vinagre e o chocolate em pedaços e envolvemos.






Colocamos o merengue no tabuleiro, de maneira a ficar dentro do círculo que desenhamos e levamos o forno. Baixamos a temperatura para os 120 ºC e deixamos por cerca de 1 h e 15 minutos. Deve ficar crocante por cima e esponjoso por dentro. Quanto mais tempo deixarem mais seco fica, mas é uma questão de gosto pessoal e de conhecerem o vosso forno.



Passado o tempo, desligamos o forno e deixamos a porta entreaberta até a pavlova arrefecer completamente. No meu caso, como só ia comer no dia seguinte, depois de estar totalmente fria, guardei num recipiente fechado.


Na altura de servir, batemos as natas em chantilly cobrimos com a fruta e polvilhamos com chocolate ralado.






14 comentários:

  1. Partida ou não,está linda na mesma! Beijinhos, boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda e, se não dissesses, daqui não dava para perceber! Adoro pavlova e adoro também as receitas da Nigella! Beijinhos e boa pausa!

    ResponderEliminar
  3. Que linda ficou!
    "Descobri" a pavlova não há muito tempo, mas desde então passou a ser das minhas sobremesas preferidas.
    Ficam sempre tão lindas! :)
    Bom descanso!
    Um beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. Das 6 vezes que tentei fazer acabaram no balde do lixo,queiam sempre , uns minutos depois de entrar no forno ficam castanhas.
    A tua ficou bem linda, como eu adorava provar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Tem óptimo aspecto e pelas fotos nem se nota que se partiu, mas assim ficaste com uma pavlova desconstruída como dita a moda das sobremesas! :) Beijinhos e até breve :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Posso ser sincera? Detesto as pavlovas ditas "perfeitas". Parece que não têm personalidade! Enfim... pancadas :P
    Achei a tua muito bonita e MUITO apetitosa!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Provei e estava muito boa e outras pessoas devoraram.

    ResponderEliminar
  8. Como eu te percebo, irrito-me imenso quando as coisas estão a correr na perfeição e tem de haver qualquer pormenor que estraga tudo! Mas a pavlova não parece ter ficado de todo estragada, pelo contrário, ficou lindíssima na mesma :D

    ResponderEliminar