sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Marmelada Rápida

A minha experiência a fazer marmelada não é muita confesso, mas assim que vi esta receita no blogue As Minhas Receitas, da Joana Roque, decidi que ia experimentar. 

É de facto uma forma muito rápida de se fazer este doce. Eu deixei a minha a secar ao sol durante uma semana e secou bastante, mas não ficou totalmente firme, não me importo, mas se quiserem uma marmelada mais firme deixem secar mais tempo.


Ingredientes:

marmelos
açúcar
água

Preparação:

Começamos por lavar bem os marmelos, esfregando a casca com um esfregão para retirar aquele "pêlo" que parecem ter.

Cortamos os marmelos em pedaços e retiramos os caroços ( que podem ser reservados para fazer geleia). Não se retira a casca.

Pesamos a fruta cortada sem caroços e para cada kg de fruta juntamos 800 g de açúcar e 1dl de água.

Colocamos tudo na panela de pressão e quando a válvula de vapor começar a deitar vapor deixamos cozinhar 10 minutos. Depois dexamos arrefecer mais 10 minutos antes de abrir ( para que preca a pressão). Vai parecer que tem muito líquido mas é mesmo assim. 




Trituramos tudo com a varinha mágica, colocamos em tacinhas, tapamos com papel vegetal embebido em aguardente e deixamos secar ao sol. 








Depois de se começar a comer eu guardo no frigorífico.





11 comentários:

  1. Ficou com um aspeto maravilhoso! Tenho saudades de comer marmelada! Este ano acho que não vou ter essa sorte, o único lugar que vendia marmelos fechou! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sempre compro mas este ano assim que os vi não lhes resisti! :)

      Eliminar
  2. É daquelas coisas que nunca me meti a fazer e gosto tanto.
    A tua ficou com muito bom aspecto.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Experimenta que vale a pena! E pelo menos sabes o que estás a comer!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sabes aquelas pessoas que comem a marmelada com pão? Esquece! Não sou eu! Eu é mesmo à colherada!!! :D
    Óptima sugestão Ana!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Adoro marmelada, nunca fiz, mas tenho ali uma bela taça que a minha mãe fez. :) A tua tem óptimo aspecto. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Olha que bem. Realmente parece uma maravilha esta receita e gostei de ver em fotos. A pessoa percebe melhor. Nunca fiz mas ando com o bichinho. E gosto mais dela assim nessa consistência. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou com uma consistência maravilhosa, cremosa :)
    A minha avó é que costuma fazer e dá-me sempre uma tacinha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz marmelada, essa ficou com bom aspecto e com uma consistência que eu gosto =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  9. Realmente a marmelada ficou Top.
    Obrigada pela partilha da receita!

    ResponderEliminar