terça-feira, 3 de outubro de 2017

Rissóis de Camarão

Em primeiro lugar quero agradecer do fundo do coração pelas mensagens e comentários que recebi pelo meu post anterior. Obrigada pelo carinho.

Tenho várias receitas por escrever que espero aos poucos ir conseguindo partilhar, sempre que tiver um bocadinho. Sim, porque confesso que estou muito dedicada à minha pequena, em cuidar dela e em dar-lhe muitos miminhos. As vezes fico só a olhar para ela enquanto ela sorri, arrebata-me. Depois, quando o meu pequeno mais crescido chega da escolinha dedico-me a ele também, por isso, ando a arranjar uma forma de equilibrar todas as coisas. Também sinto falta deste meu cantinho e de fazer as minhas visitas a todas as cozinhas amigas.

Esta receita foi feita para o aniversário do meu filhote. Um pratinho com rissóis fica sempre bem numa festa. Pelo menos na minha opinião.

Eu acho que equilibrar a quantidade de recheio e de massa não é fácil, pois depende da forma como estendemos a massa, do tamanho como cortamos e de como gostamos de rechear os rissóis. Deixo-vos quantidades referência, penso que retirei a receita ou me inspirei na receita que a Luísa Alexandra nos deu. Seja como for, acabei por ter de fazer mais meia receita de massa para terminar o recheio tendo ficado com um total de 37 rissóis.

Gosto de começar por preparar o recheio e só depois a massa (não é preciso lavar o copo). A massa é mais fácil de trabalhar enquanto está quente.


Ingredientes para o Recheio

300 g de leite
20 g de margarina
30 g de farinha
350 g de miolo de camarão
3/4 de cubo de marisco
salsa picada a gosto
pimenta a gosto
sal a gosto ( pouco que o cubo já tem sal)

Preparação:

Colocar os camarões a descongelar em água a ferver temperados com sal, enquanto se prepara o béchamel.


Junar no copo o leite, o cubo de marisco, pimenta e a margarina e programar 10 min, vel 4, 90 ºC.




Escorrer os camarões. Acrescentar salsa picada e envolver o creme. Reservar.





Ingredientes para a Massa:

250 g de água ( usei a de descongelar o camarão)
250 g de farinha
30 g de margarina
5 g de azeite
sal , q.b.

Preparação:

Pesar a farinha e reservar.

Juntar a água, a margarina, o azeite e o sal e programar 5 minutos, vel 1, 100 ºC.


Acrescentar a farinha duma só vez e programar mais 2 minutos, vel 5, 100 ºC.


Ingredientes para Panar:

2 ovos batidos
pão ralado

Preparação:

Esticar a massa, rechear a gosto. Cortar com a ajuda dum copo, passar por ovo e pão ralado. Podem congelar ou fritar no momento.











Notas: Podem fazer o vosso fumet em vez de usar o cubo de marisco, para isso basta cozinhar as cascas e as cabeças de camarão com o leite 5 minutos, vel 3, 90 ºC e depois coar com a ajuda do cesto ou dum passador.

11 comentários:

  1. Eu adoro um rissolinho! É daquelas coisas que apetece petiscar mais do que um! Não há festa em que não haja uns! E gosto imenso dos de camarão! Ultimamente por acaso não tenfo feito de camarão... agora só queria roubar um do ecrã! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estes rissois têm um grave problema.. é que não se conseguem parar de comer!! :D
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Um rissol de vez em quando sabe mesmo bem, cá em casa é a mãe que os faz!!!
    Adorei.
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com um aspecto delicioso. Eu adoro camarão e portanto é daqueles salgados que sempre que há eu como. Há imenso tempo que ando para fazer salgados, o meu stock está a zeros. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. São os preferidos do meu filho, os teus tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Eu não resisto a rissóis, em festa que haja rissóis lá estou de volta deles! :) Esses têm um aspecto tão bom que já fiquei com vontade de comer rissóis. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de rissóis e estes estão maravilhosos! Dão trabalho, mas têm a vantagem de poderem ser congelados e usados em qualquer ocasião. Em festas são imprescindíveis.Adorei os teus com recheio de camarão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro rissóis, são a minha perdição. Ainda a semana passada estive a fazer uns quantos para uma encomenda e não consegui resistir e comer dois. Os teus estão uma delícia :)
    Beijinhos ...
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  9. São sem dúvida a minha entrada favorita! Adoro rissois de camarão :P estes ficaram com um aspecto fantástico! Posso levar um?


    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar