terça-feira, 7 de novembro de 2017

Carne Guisada com Esparguete

Já tenho dito muitas vezes que nestes últimos tempos tenho tentado fazer receitas rápidas e práticas, outras tenho adaptado à CC. Tenho feito de tudo para simplificar a minha vida!

A receita que vos mostro hoje é mais um exemplo disso. É uma receita clássica, mas que aqui em casa adoramos por isso coloquei a CC a ajudar-me na tarefa de cozinhar e não me arrependi.

Se gostarem com menos molhinho é só colocarem menos água, mas eu gosto assim. Atenção ao ponto de cozedura do esparguete, pois como fica com molho ele acaba por "beber" parte do molho, se o deixarem muito cozido ele vai ficar empapado.


Ingredientes:

700 g de carne de vaca em cubinhos
1 chouriço em rodelas
3-5 cenouras em rodelas
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
50 mL de azeite
100 mL de vinho branco ou tinto
400 g de polpa de tomate, Guloso
2 cubos de caldo de carne Natura da knor ou sal
pimenta
1000 Ml de água (700+300 quente)
400 g de esparguete

Preparação:

Temperar a carne com sal e pimenta.

Colocar a lâmina picadora, juntar a cebola e os alhos e escolher 20 seg  velocidade 12. Limpar o que possa ter ficado agarrado às paredes.


Colocar o acessório misturador e juntar o louro, o azeite, as rodelas de chouriço e escolher o programa de cozedura lenta P1, 5 minutos ( sem a tampa de vapor).


Juntar a carne, o vinho ( se n quiserem usar vinho substituir a quantidade por água), as cenouras em rodelas, a polpa de tomate, o sal ( ou os caldos knor) , a pimenta e 700 mL de água (quente)  e escolher o programa de cozedura lenta P3, 100 ºC, 40 minutos ( tampa no vapor máximo).




Acrescentar agora 300 ml de água ( quente)  e fechar a tampa da CC. Colocar o esparguete inteiro pelo bocal e programa 12 ou 13 minutos, depende da massa. Podem ajudar com o garfo no fim para garantir que a massa fica toda coberta pelo caldo de modo a  cozer bem.







12 comentários:

  1. Hoje estava a apetecer-me um guisado assim pois o tempo aqui está mesmo invernoso e só apetece comida de conforto. Fui para ir comprar carne de vaca e não havia! Fiquei mesmo decepcionada. Tenho porco no congelador, mas como a semana passada já comemos porco, desta vez queria mesmo vaca! Por acaso ia fazer no tacho, mas vou guardar a tua receita para adaptar à Bimby! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Embora não seja a maior fã de carne de vaca, desta forma gosto muito e agora fiquei com saudades de a comer assim. Aspecto delicioso. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro este prato, faz-me lembrar a infância e a carne guisada da minha mãe. Com o frio que hoje tive, este prato vinha mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  4. Tão bom! Adoro adoro adoro! Já apetece mesmo estas comidinhas quentes e reconfortantes!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Tão bom!!! Ficou mesmo com aspeto irresistível ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  6. Essa travessa cá em casa desaparecia num instante, comer tão bom!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  7. Maravilha!! Um prato que me faz voltar ás minhas raízes!!
    Um prato de conforto!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Mesmo ao meu gosto, tão reconfortante e delicioso. Aqui em casa fazia sucesso pois somos os dois muito 'masseiros';)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar