segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Almôndegas Com Molho de Tomate

Almôndegas é daquelas refeições que me fazem lembrar a comida da minha avó e uma tentativa falhada da minha mãe em reproduzir o prato dela. Faz-se sempre rir, pois foi uma tentativa mesmo falhada, eu era miúda e lembro-me que nem o meu pai e olhem que comia de tudo foi capaz de comer. Acabamos todos a comer ovos mexidos :) . Acontece!!

A minha avó costuma fazer com molho de fricassé, também gosto bastante, mas o meu marido prefere a versão com molho de tomate e eu não me importo nada pois adoro tudo o que leva tomate!

Em muitos talhos já encontram as " bolinhas" feitas o que torna o processo mais rápido e se forem de qualidade o resultado fica igualmente bom. Eu costumo mandar picar a carne, congelo e depois decido o que me apetece fazer, desta vez saíram estas almôndegas com muito molho de tomate. Tão bom!

Tenho experimentado várias marcas de polpa de tomate, que é o que uso para fazer o molho, sendo esta da multi das minhas preferidas, pois não é ácido, mas naturalmente é só a minha opinião e o importante é que cada um use o que mais gostar.


Ingredientes:

600 g de carne de vaca picada ( podem usar também uma mistura de vaca e porco)
1 ovo
1 colher de chá de alho em pó
sal
pimenta
pão ralado
800 g de polpa de tomate
água
1 cebola
2 dentes de alho
orégãos, 2 colheres de sopa
ervas de provence, 2 colheres de sopa
azeite
1 folha de louro

Preparação:

Começamos por preparar as almôndegas, para isso juntamos numa taça a carne picada, sal, pimenta,alho em pó, o ovo e 3 colheres de sopa de pão ralado. Envolvemos tudo. Deverá formar-se uma bola que não cola à taça e que nos permite formar bolinhas sem ficarem agarradas às mãos. Se for preciso acrescentem mais um pouco de pão ralado. Depois de feitas as almôndegas passem por pão ralado e reservem no frigorífico enquanto preparam o molho.




Para o molho, colamos um pouco de azeite num tacho e refogamos a cebola bem picada. Quando ganhar cor acrescentamos os alhos picados e deixamos refogar mais um pouco. 




Acrescentamos então a polpa de tomate e 3/4 de medida da lata em água. Mexemos, temperamos com sal e pimenta e deixamos que comece a ferver ligeiramente. Sempre com o lume médio/ baixo para não queimar. 




Juntamos então as almôndegas e deixamos cozinhar tapado durante 15 minutos, destapamos, mexemos com cuidado para não agarrar nada ao fundo e deixamos mais 10 minutos ,ou mais um pouco consoante o tamanho das vossas almôndegas, neste caso podem ter de juntar um pouco mais de água ao molho. O lume deve estar sempre médio/ baixo para não queimar. Salpicamos com as ervas secas e servimos. 






Gosto de acompanhar com massa e muito molhinho de tomate :).




Nota:  O meu pequeno também teve a cozinhar ao mesmo tempo que eu. Tive de fotografar o prato dele também! :) 

Almôndegas prontas. Também foram para o frigorífico!

Almoço pronto!


20 comentários:

  1. Eu gosto imenso de almôndegas com molho de tomate! Cá em casa havia dois não apreciadores. Mas já os consegui conquistar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Com um molho bem apuradinho😋
    Tão bom
    Beijinho
    Bimby e Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, é um prato muito apreciado cá por casa!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa almôndegas são sempre bem vindas,costumo fazer assim!beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá. :)
    Eu adoro almondegas e essas estão mesmo ao meu gosto. O meu Sarinho não adora porque ele não liga a carne picada mas come por minha causa. ehehe
    Ainda me ri com a história da tua mãe. É sempre tão giro recordar. eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei do prato do teu filho, mas tendo que comer prefiro o teu! ;) Gosto muito de almôndegas mas nunca fiz e adorei a ideia de serem feitas de fricassé! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Com este molho ficaram bem apuradinhas e , de certeza,bem saborosas. Gostei do prato do filhote também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto e essas tem mesmo uma aspecto delicioso.
    O prato também ficou ótimo
    Boa semana

    ResponderEliminar
  10. A primeira vez que fiz almondegas foi dentro género!
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Haha, acontece aos melhores :)
    Já as tuas almôndegas ficaram mesmo apetecíveis, com esse molhinho tão saboroso :)

    ResponderEliminar