quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Supremas de Bacalhau com Tomate

Demorei bastante tempo a experimentar bacalhau fresco, na verdade não sei bem explicar porquê, acho que não me lembrava!

Tem um sabor mais leve mas muito suculento, ficamos fãs aqui em casa!

Como não quis que o bacalhau ficasse demasiado tempo no forno, para não correr o risco de secar e como o meu marido é bastante esquisito com a cebola, tive que garantir que esta ficava bem macia, foi por isso que comecei a cozinhar este prato no fogão e terminei no forno. Acredito que dê para fazer só no forno ou só no fogão, mas esta foi a forma que eu fiz.

Inspirei-me num bacalhau que a minha avó costuma fazer, com tomate. Ela costuma fazer no forno e acompanha sempre com batatas fritas. Eu acompanhei com batatas no forno, faço com batatas para fritar, mas asso. Ficam super gulosas! :) Também fica bom se acompanharem com massa por exemplo, aliás com as sobras foi precisamente isso que fiz. 


Ingredientes:

supremas de bacalhau fresco, usei 2 embalagens
cebola, 2
louro, 2 folhas
alho, 2 dentes
azeite
sal
vinho branco, meio copo
pimenta
pimentão doce, 2 colheres de sopa ou a gosto
salsa fresca a gosto
tomate triturado, 390 g ( 1 lata pequena)
água, 3/4 de medida da lata do tomate
batatas para fritar, a gosto
salsa seca

Preparação:

Ligamos o forno a 200 ºC a pré-aquecer.

Começamos por preparar as batatas, cortando-as em palitos largos. Temperamos com sal, pimenta, salsa seca e um fio de azeite e envolvemos bem. Levamos ao forno num tabuleiro com papel vegetal por um total de 50 minutos.


Temperamos o bacalhau com pimenta e os alhos picados ( não é preciso colocar sal).



Cortamos as cebolas em rodelas finas ( usei a ajuda duma mandolina) e deixamos refogar no azeite juntamente com as folhas de louro.


Quando as cebolas estiverem lourinhas, regamos com o vinho branco e deixamos o álcool evaporar. 


Polvilhamos com o pimentão doce e envolvemos. Juntamos o tomate e a água e juntamos um pouco de pimenta e de sal. Deixamos levantar fervura e salpicamos com a salsa fresca.






Por fim juntamos o bacalhau e levamos ao forno 20 minutos, vai ficar pronto ao mesmo tempo que as batatas ( as batatas nesta altura estão no forno há 30 minutos).








12 comentários:

  1. Aqui não encontro bacalhau fresco mas tenho tanta curiosidade e adorava experimentar! Mas a julgar pelo bom aspeto desse prato é certamente tão delicioso como o seco! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom! Tem um sabor mais delicado e acho mais suculento que o seco, com textura de peixe fresco sabes? Somos fãs aqui por casa! :)

      Eliminar
  2. Nunca experimentei bacalhau fresco!! Este teu ficou com tão bom aspecto que já guardei a receita!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    Acho que só comi uma vez...agora fiquei curiosa. E se dizes que é suculento. Acho que vou ver desse. Ainda bem que mostraste a embalagem. beijinho

    ResponderEliminar
  4. Deliciosa sugestão, gosto muito de um bacalhau assim. :) Já comi bacalhau fresco várias vezes, principalmente nos meses em que estive em Inglaterra mas em casa nunca cozinhei. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei bacalhau fresco. Tenho visto estas supremas à venda, mas nunca as comprei. Talvez por ser fã de bacalhau seco e não gostar muito de peixe, acabo sempre por não comprar. No entanto adorei a tua receita, muito bem explicada como sempre,e que deve ficar deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi bacalhau fresco, mas esta receita parece muito boa e fácil de fazer. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. É uma sugestão que me agrada imenso!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Se não me engano já experimentei esse bacalhau e gostei muito! :)
    Com o molho de tomate deve ter ficado ótimo. As batatas no forno ficam mais saudáveis e são bem mais práticas de fazer, boa ideia!

    ResponderEliminar