quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Bacalhau com Camarão e Espinafres

A maneira que acho menos graça ao bacalhau é mesmo cozido simples. Há tantas maneiras engraçadas de fazer bacalhau, haja imaginação!

Esta combina vários ingredientes que eu gosto. Fica muito saboroso.  As quantidades que deixo dá para 6 pessoas que comam bem. Para as quantidades que por aqui comemos até deu para mais do que isso, mas não quero que fiquem com fome! Gosto de servir acompanhado de salada, desta vez foi salada de agrião. 

Depois de ter fotografado toda a preparação ia ficando sem foto do resultado final. Foi o jantar de dia 31, no meio da conversa já ia pronta para servir quando me lembrei da foto! Foi o possível!


Quem experimenta?

Ingredientes:

3 postas de bacalhau, cerca de 500 g depois de cozido.
2 cebolas 
1 dente de alho
350 g de miolo de camarão
300 g de espinafres frescos
1 L de molho bechamel de camarão
coentros, meio molho
salsa, meio molho
1 kg de batatas para fritar em cubos, usei congeladas
pão ralado, fiz o meu e aromatizei com salsa e coentros
sal 
pimenta
azeite

Preparação:

Cozem-se as postas de bacalhau durante 8 minutos. Não junto sal nenhum. Limpa-se de peles e espinhas e desfia-se.  Na mesma água cozem-se os camarões por 3 minutos. Por fim escaldam-se os espinafres e deixam-se escorrer muito bem, para perder a maior quantidade de água possível. Reservam-se 400 mL do caldo da cozedura.


 Para o pão ralado e usei a Bimby. Coloquei cerca de meio cacete grande( que tinha sobrado) juntei salsa e coentros e dei uns toques turbo para ficar triturado a gosto. Reservei.





Para o bechamel de camarão, coloquei no copo da Bimby 400 mL de caldo de cozer o bacalhau, o camarão e os espinafres. Acrescentei 600 mL de leite, 100 g de farinha, 50 g de margarina e 2 cubos de caldo de marisco e programei 11 minutos, velocidade 4, 90 ºC. 






Para as batatas fritas usei a actifry, usei batatas congeladas em cubinhos  e programei 30 minutos. No fim juntei um pouco de sal fino.


Entretanto levei as cebolas picadas a refogar num pouco de azeite.  Acrescentei os coentros, a salsa e o alho picados e deixar refogar mais um pouco. 



Acrescentei  o bacalhau desfiado, os camarões, os espinafres e por fim as batatas e envolvi tudo.







Juntei depois 700 mL de molho bechamel e misturei tudo. Temperei só com um pouco de pimenta, não foi preciso acrescentar mais sal nenhum. Coloquei este preparado num pirex, cobri com o restante bechamel e por fim com o pão ralado. 






Na altura de servir basta levar o tabuleiro ao forno, pré-aquecido nos 200 ºC por 15 minutos ou até o pão dourar a gosto. 





7 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! Adorei a sugestão!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sou sou da tua opinião, há tantas formas interessantes e deliciosas de cozinhar bacalhau que o dispenso cozido! Esse deve ser para lá de bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhoso bacalhau, ótima sugestão!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao bacalhau sou da mesma opinião que tu e por isso fiquei aqui a babar com esta tua receita! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta receita, deve ser uma delícia :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto! Adoro um belo prato de bacalhau assim como este!!

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  7. Eu também acho o bacalhau cozido um pouco sem graça, principalmente quando se pode fazer delícias assim! Adorei o aspeto da receita, tem imensa coisa que eu adoro :)

    ResponderEliminar