sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Mousse de Chocolate

Eu adoro esta sobremesa, mas não é daquelas sobremesas que como muitas vezes, como e depois preciso ficar um tempo a descansar, mas quando como, como!! Uma mousse de chocolate caseira, firme com bolinhas de ar e feita com chocolate bem negro é mesmo um pequeno prazer para mim.

O meu marido gosta mais quando faço com chocolate 50% já eu fico muito mais feliz com um chocolate 70% ou mais, vou variando para ficarmos os dois satisfeitos. Esta fiz com chocolate 70%.

Já testei muitas receitas e esta, apesar de muito rica, é para mim a mousse que eu mais gosto, fica com uma textura muito firme e com muito ar, pois bato as gemas com o açúcar também. É mesmo como eu mais gosto, por isso é a versão que aqui deixo hoje.


Ingredientes:

200 g de chocolate negro (50% no mínino)
100 g de açúcar ( quando uso chocolate 50 % reduzo para 80)
6 ovos
100 g de manteiga com sal

Preparação:

Começar por derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no microondas em potência baixa. Reservar e deixar arrefecer ligeiramente.




Separar as gemas das claras. Bater as gemas com metade do açúcar até ficar uma mistura bem fofa e amarelo clarinho. Envolver a mistura do chocolate no preparado das gemas com o açúcar.





Bater as claras, assim que começarem a ganhar espuma juntar o restante açúcar e bater até ficar em castelo firme e brilhante e todo o açúcar estar dissolvido.



Envolver a mistura das claras no preparado de chocolate, de forma bem delicada, mexendo de baixo para cima por forma a retirar a menor quantidade de ar possível. Levar ao frigorífico até à hora de servir.




Desta vez coloquei em copos e fiz da seguinte forma: Uma camada de mousse, uma camada de frutos secos, outra de mousse e por fim mais frutos secos.









10 comentários:

  1. Não resisto a estas mousses com a receita tradicional, para mim são as melhores de todas! :) Assim com os frutos secos ainda deve ficar melhor. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Adoro uma boa mousse! A tua está de babar ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro mousse de chocolate e ainda por cima juntaste frutos secos!!! Mesmo ao meu gosto :) Ficou de babar!
    Beijinhos
    Cláudia
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  4. Babei com o maravilhoso aspeto destes copinhos! Adoro mousse de chocolate da maneira que a fizeste e com os frutos secos deve ser uma delícia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Eu, confesso que, não gosto de mousse!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta sugestão, tenho de experimentar qualquer dia. Embora não seja uma sobremesa que adore, a ideia dos frutos secos convenceu-me :)
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  7. Que bela mousse.
    Adorava ter aqui um copinho desses. Ia ser uma belíssima tentação.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/10/world-bread-day-e-um-pao-pizza-de.html

    ResponderEliminar